attractive-slim-woman-doing-sport-exercises-morning-sunrise-beach-sports-wear-thirsty-drinking-water-bottle-healthy-lifestyle-listening-music-wireless-earphones--menor.jpg

Indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, a água deve estar presente na rotina alimentar de todas as pessoas. Além de transportar nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos, o líquido também ajuda a regular a temperatura do organismo e a eliminar toxinas por meio da urina, lubrifica articulações, favorece o funcionamento do intestino e tem papel essencial nos processos fisiológicos, como a digestão.

A água representa cerca de 60% do peso de um adulto e, nos bebês, a proporção é maior, chegando a 70%. Como a perda de fluídos ocorre de forma contínua e naturalmente por meio do suor, da urina e das fezes e o corpo humano não tem a capacidade de armazenar água, é preciso substituir essas perdas para manter a saúde em dia. Quando a ingestão não é proporcional ao que é eliminado ao longo do dia, pode ocorrer a desidratação.

1- Disposição
A água é o principal componente do sangue. Por isso, quanto mais água, melhor será o transporte de nutrientes pelos vasos sanguíneos e todas as funções do organismo são otimizadas. Mais oxigenação é igual a mais disposição. 

2- Memória  
O cérebro depende do sangue para receber nutrientes, o que está diretamente relacionado com a quantidade de água que ingerimos, como você viu no tópico anterior. Mas não para por aí, o cérebro também depende da água para realizar suas reações químicas, produção de neurotransmissores, e diversas funções, entre as quais está a formação das memórias. 

3- Intestino regulado 
A água é fundamental em muitos sistemas do organismo, entre eles o digestivo. Ela é essencial para a digestão, absorção e excreção correta dos alimentos. Quando ingerimos a quantidade certa de água, a absorção de nutrientes é otimizada, mas também as fezes ficam mais hidratadas e volumosas, facilitando a movimentação natural do corpo para expulsá-las durante o processo digestivo. 

4- Retarda o envelhecimento da pele
Um intestino bem hidratado é capaz de absorver corretamente todos os nutrientes ingeridos durante a alimentação. Então, beber água ajuda a retardar o envelhecimento da pele porque as proteínas importantes para a produção de colágeno, e outros nutrientes, serão corretamente absorvidas pelo intestino. 

Por outro lado, um intestino desidratado está desequilibrado e sem sua total capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas.

5- Aumenta a imunidade
Resfriados e infecções, por exemplo, se fixam menos em organismos hidratados. Isso porque a água traz fluidez para as secreções orofaríngeas, respiratórias altas e pulmonares, dificultando a invasão de vírus, outros microorganismos e toxinas, além de ajudar a eliminá-los com mais facilidade, evitando que nos causem enfermidades. 

 

Fontes: Unimed/Unimed Rio Preto

E para manter a hidratação e saúde em dia, confira alguns dos nossos bebedouros residenciais e industriais:

 

      

 

Veja todos os bebedouros que oferecemos em nosso site clicando aqui.