shutterstock-1493369789-min.jpg

Composto por ferro e carbono, o aço é uma das ligas metálicas mais versáteis do mundo. É usado para fazer tudo, desde carros e caminhões até trilhos de trem, pregos, eletrodomésticos e muito mais. Abaixo reunimos 17 curiosidades sobre o aço que você provavelmente ainda não sabe.

As diferenças entre o aço usado na construção civil e o aço mecânico industrial - Giassi Ferro e Aço

1 – O aço é usado há mais de 1.000 anos

O primeiro produto feito em aço data de 4 mil anos atrás. Esse material sobreviveu e prosperou por muitos séculos. Mesmo nos tempos antigos, o aço já era utilizado para melhorar a vida das pessoas.


2 – Não pode ser feito sem ferro

Não podemos falar de curiosidades sobre o aço sem falar sobre o ferro, um dos dez elementos mais difundidos no Universo. O ecossistema da Terra contém mais ferro do que oxigênio. Afinal, o núcleo e a crosta do nosso planeta consistem principalmente desse elemento.
Dito isto, na crosta terrestre está presente como minério de ferro. Para obter um metal mais puro, ele deve ser concentrado e fundido. E o processo de fundição de minério foi descoberto há muito tempo, em 2.000 a.C. Este momento marcou o fim da Idade do Bronze e o alvorecer da Idade do Ferro.
Os pesquisadores acreditam que a transição do bronze para o ferro aconteceu por causa da extrema abundância de depósitos de minério de ferro. No final da Idade do Bronze, os depósitos de estanho (usados para fazer bronze) conhecidos na época haviam se esgotado.


3 – É 1.000 vezes mais forte que o ferro

O aço em si é uma liga composta principalmente de ferro com uma pequena quantidade de carbono (assim como outros oligoelementos). Quando comparado ao ferro puro, o aço é cerca de 1.000 vezes mais forte!
Apenas a adição de uma pequena quantidade de carbono ao aço já aumenta significativamente sua resistência à tração.


4 – O teor de carbono afeta as propriedades do aço

Ao produzir aço, é necessário prestar muita atenção ao teor de carbono. Se uma quantidade insuficiente do elemento for usada, o aço torna-se suscetível à ferrugem e corrosão. Mas se for usado muito carbono, o aço torna-se menos dúctil e mais difícil de usinar e soldar.


5 – Existem inúmeras ligas de aço

Essa é provavelmente uma das curiosidades sobre o aço que você já sabe, especialmente se acompanha as matérias aqui do nosso Blog. E esse é também um dos principais motivos do aço ser um material tão utilizado, aplicado em diferentes segmentos industriais.
O aço é uma liga de ferro e carbono com um teor de ferro de pelo menos 45%. A porcentagem de carbono no aço é significativamente menor, variando de 0,02% a 2,14%.
O teor de carbono, elementos de liga e outras impurezas determinam as propriedades físicas e o desempenho de cada tipo de aço. A World Steel Association estima que existam mais de 3.500 tipos de aço. Notavelmente, três quartos deles foram desenvolvidos só no século XXI!

 

Sopesp - China retoma produção de aço com ímpeto após covid-19

6 – Produção diária alta

A produção diária de aço é astronomicamente alta. Uma comparação para colocar as coisas em perspectiva: 548 Torres Eiffel poderiam ser construídas com a produção de aço de apenas um dia!

 

7 – O aço expande quando aquecido

Como o aço e o ferro se expandem quando aquecidos, a Torre Eiffel é cerca de 15 centímetros mais alta no verão do que no inverno.

 

8 – Os arranha-céus foram primeiro construídos com aço

O aço foi usado pela primeira vez para arranha-céus em 1884 com o Home Insurance Building em Chicago.
Edifícios de aço modernos, como o Empire State Building (1930) em Nova York e o U.S. Steel Tower (1971) em Pittsburgh, foram projetados para serem facilmente montados e desmontados.

 

9 – O aço é mais elástico que a borracha

Essa com certeza é uma das curiosidades sobre o aço mais intrigantes à primeira vista. Mas é preciso lembrar que elasticidade se refere à capacidade de um material de “retornar” à sua forma original após deformado sob tensão.
Com base nessa definição, o aço é mais elástico que a borracha porque é capaz de voltar à sua forma original mais rapidamente.

 

10 – Indústria automotiva

O aço está envolvido na produção de automóveis há mais de um século. O primeiro feito neste metal foi lançado em 1918.
Hoje, a maioria dos veículos leva mais de 50% de aço em sua composição. Isso significa que são utilizados, em média, 900 kg de aço por veículo!
Esse metal também é importante na fabricação de cintos de segurança.

 

Reciclagem de carros cresce no Brasil | Quatro Rodas

11 – Um carro sucateado produz aço suficiente para quatro postes

De acordo com o American Iron and Steel Institute (AISI), um carro sucateado produz aço suficiente para produzir quatro postes de energia.

 

12 – O aço é um dos materiais mais reciclados do mundo

A maioria dos produtos e objetos de aço não são feitos de material novo. Mas sim de aço reciclado.
As estatísticas mostram que o aço tem uma taxa global de reciclagem de aproximadamente 60%, o que significa que mais da metade de todo o aço é reciclado e reutilizado.
O aço é fácil de reciclar porque pode ser fundido.

 

13 – O aço pode ser reciclado sem perder sua força

Como visto, em sua forma natural, o aço é cerca de 1.000 vezes mais forte que o ferro. Ele pode ser reciclado sem perder essa resistência e pode até se tornar mais forte com a adição de aço galvanizado, que adiciona um revestimento protetor evitando a formação de ferrugem.

 

14 – Mais de 2 milhões de pessoas trabalham na indústria siderúrgica

A indústria siderúrgica existe há séculos. Atualmente, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas se dedicam à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos globalmente.

 

15 – Um telhado de aço pode durar mais 50 anos

Os telhados de aço tornaram-se cada vez mais comuns nos últimos anos. Enquanto os tradicionais telhados de lã cobertos de telhas normalmente duram em torno de 15 a 20 anos, os telhados de aço podem durar bem mais de meio século. Isso os tona um investimento inteligente para proprietários de residências e empresários.
Além disso, apesar de sua resistência, os telhados de aço pesam significativamente menos do que os telhados feitos de asfalto, fibra de vidro, argila e concreto.

 

Revestimento em aço inox | Montinox

16 – Aço moderno

Outra das curiosidades sobre o aço é que o material moderno é muito mais eficiente do que costumava ser. Desse modo, o aço de hoje não é apenas muito mais forte que o do passado, mas também é cerca de um terço mais leve!

 

17 – Melhoria contínua

A cada ano, as empresas estão descobrindo novas formas de aprimorar as propriedades do aço. Mais de US$ 10 bilhões já foram investidos na pesquisa de um material de maior qualidade.

 

Fonte: Aço Nobre